Blog da Jorlan GO

Vai dirigir na estrada pela primeira vez? Confira 4 ótimas dicas

Não há como evitar: em determinado momento da vida, todos os motoristas vão se deparar com a situação de dirigir na estrada pela primeira vez. E, quando esta hora chegar, vale a pena seguir algumas orientações para que tudo saia como planejado, com um deslocamento bem seguro e dentro da legislação de trânsito.

Para ajudar você a evitar problemas como nervosismo e toda a insegurança que a novidade pode trazer, listamos aqui 4 dicas que farão a diferença na sua primeira experiência. Confira!

1. Mantenha a calma

Apesar de ser uma dica muito previsível, é importante não ter pressa em seu primeiro deslocamento na estrada. Manter a calma é fundamental para que você não cometa erros banais, como esquecer de ligar o farol baixo, uma das novas exigências da legislação.

Além disso, não fique preocupado com o relógio, pois a viagem precisa ser feita com muita cautela e cuidados que exigem mais tempo em comparação a motoristas que já estão habituados com as rodovias. Por isso, não tenha pressa!

2. Fique atento: segurança em primeiro lugar

Como o número de carros e caminhões está cada dia maior nas estradas, é necessário elevar o tom de atenção com os cuidados básicos, como manter uma distância razoável do veículo que estiver à sua frente e ficar atento à velocidade permitida nas vias.

Quando for realizar uma ultrapassagem, faça apenas nos locais que contenham permissões e ainda observe todas as condições para que tudo ocorra de uma maneira bem tranquila.

Antes da partida, vale a pena também observar se os faróis estão funcionando, a luz de freio, como está a condição do estepe e se as ferramentas de sinalização estão dentro do veículo, como o triângulo. Outro ponto-chave é não se esquecer de colocar o cinto de segurança.

Além disso, antes de qualquer viagem, é preciso realizar uma manutenção preventiva para que todos os itens sejam verificados, aumentando a segurança de todos os passageiros.

Caso você se depare com uma chuva pelo caminho, diminua a velocidade. No caso de neblina, utilize o farol baixo. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, pare o carro em um local seguro.

3. Interprete sinais: atenção às placas

Caso carros sinalizem com a lanterna no sentido contrário, fique atento: algum problema existe pela frente. Pode ser um congestionamento, acidente, animais na pista ou até mesmo uma fiscalização policial. Por isso, mantenha a calma e não se desespere!

É importante também você prestar atenção em todas as placas de sinalização que estiverem pelo caminho, como em relação aos limites de velocidade, ultrapassagens, presença ou não de acostamento, postos de combustíveis, áreas de descanso, enfim, fique atento a todos os detalhes.

4. Evite distrações

Essencial até mesmo para motoristas mais experientes, evitar distrações é uma dica que deve ser sempre seguida. Afinal, previne muitas colisões, como as traseiras.

Para isso, não atenda ao celular se você estiver ao volante e nem fique trocando de músicas no som. Tampouco fique olhando para trás para tentar conter alguma criança.

O ideal é contar com a ajuda de outro passageiro para essas atividades corriqueiras, mantendo o foco na estrada.

Seguindo essas dicas básicas, dirigir na estrada pela primeira vez será muito mais confortável do que você imagina. Dessa maneira, a sua confiança crescerá a cada dia, transformando os deslocamentos em uma rotina saudável e prazerosa!

E aí, gostou do nosso post? Quer conferir outras notícias interessantes sobre o mundo automotivo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe tudo que compartilhamos por lá!