Blog da Jorlan GO

Quais são os equipamentos de segurança obrigatórios para viajar

Se você também é um amante de viagens, sabe que viajar de carro tem suas vantagens. Ainda assim, esse modelo envolve muitos cuidados para que todos tenham segurança, e, além disso, muitos itens devem ser checados antes de colocar as malas no veículo e viajar por aí.

Você sabe quais são os equipamentos de segurança obrigatórios para o seu veículo? Seus equipamentos estão funcionando corretamente? Descubra agora quais são os itens exigidos, se você tem todos eles e se estão adequados para uso.

Cinto de segurança

O cinto de segurança é o equipamento de segurança mais básico de todos, já que tem a função de proteger e assegurar a integridade física do motorista e dos presentes no veículo. Ainda assim, muitos brasileiros se recusam a utilizá-lo ou, pior ainda, alegam que não desenvolveram esse tipo de hábito.

O ponto mais importante para o uso do cinto é a proteção que ele confere, e é importante que o local onde ele é afivelado esteja funcionando corretamente. A medida de não usar o cinto de segurança (você ou qualquer outro passageiro) pode ser considerada infração grave. Percebeu como é sério?

Sistema de iluminação externa

Para uma viagem segura, é muito importante que você também seja visto por outros motoristas. Por isso, o sistema de iluminação do seu veículo deve estar funcionando perfeitamente, assim como a luz de freio, os faróis, o farolete, as luzes de seta, etc. Assim você consegue sinalizar melhor como vai agir, alertando os demais motoristas e evitando muitos acidentes.

Macaco

O macaco é outro item muito importante para a segurança do seu veículo. Ainda assim, muitos motoristas só reconhecem a sua relevância quando precisam do seu uso de modo imediato. E isso pode gerar muita dor de cabeça, já que cada modelo de carro tem um local específico para o encaixe da peça.

Estepe

O estepe é o famoso pneu reserva que você tem no seu carro, para o caso de algum imprevisto acontecer. É importante que ele esteja sempre calibrado e balanceado, afinal, imagine o transtorno de precisar usar um pneu, ter um no estepe e não poder utilizar? Nesse momento, é bom que você tenha todo o equipamento necessário para fazer a troca do pneu.

Triângulo de Sinalização

Se você passar aperto com o seu veículo, é muito importante que você tenha disponível o triângulo de sinalização. O triângulo vermelho serve justamente para sinalizar que o seu veículo está parado alguns metros à frente, alertando os demais motoristas para que tenham mais cuidado e reduzam a velocidade antes de passar pelo seu carro.

Extintor de Incêndio

O extintor é usado apenas em situações mais graves ou mais extremas, mas, como nunca se sabe, é importante que você esteja equipado, saiba onde ele fica e que ele ainda esteja dentro do prazo de validade. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou várias regras sobre o uso e a necessidade do extintor de incêndio, que mudaram em 2015. Esse item deixou de ser obrigatório nos veículos de passeio. Ainda assim, recomendamos que você tenha um em dia no seu!

Viajar de carro sem equipamentos de segurança? Cuidado com as penalizações!

Quando o uso dos equipamentos é obrigatório, não ter alguns desses itens (ou tê-los mal conservados) pode gerar multa. Segundo o Contran, a maioria deles se enquadra na infração grave, com multa de R$ 127,69, além de 5 (cinco) pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor do veículo. Além disso, você passa por uma vistoria para que resolva esses problemas da forma mais rápida possível, afinal, caso seja pego novamente com os mesmos problemas, pode ter seu veículo apreendido.

Agora que você já sabe quais são os equipamentos de segurança do seu veículo, não se esqueça de fazer um check-up para conferir se o funcionamento está correto antes de viajar de carro. Assim você vai estar com tudo pronto para pegar a estrada sem colocar ninguém em risco!

Ficou com alguma dúvida depois da leitura desse post? Compartilhe agora mesmo nos comentários!