Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan Lago das Rosas

Praça General Xavier Curado, nº 1.000, Setor Aeroporto, Goiânia - GO

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 4005-2121

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-2100

VENDAS DIRETAS

(62) 4005-2061

CONSÓRCIO

(62) 4005-2510

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-2000

Jorlan Pio XII

Av. Armando de Godoy, nº 350, Cidade Jardim, Goiânia - GO

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 4005-2121

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-6104

VENDAS DIRETAS

(62) 4005-6125

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-6100

Home Blog

Blog Jorlan

Dicas

6 dicas para dirigir na chuva com mais tranquilidade

O mau tempo é desafiador até mesmo para motoristas experientes. Confira alguns cuidados para dirigir na chuva!
 
Inegavelmente, dirigir na chuva assusta muitas pessoas, porque a visibilidade é reduzida e os pneus não ganham a aderência que deveriam. Dessa forma, é indispensável manter o veículo em boas condições e colocar em prática as instruções relacionadas à direção defensiva para que o percurso termine bem.
Selecionamos 6 dicas para dirigir na chuva sem estresse. Confira!
 
1 – Evite freadas bruscas 
Em diversas ocasiões, a chuva pega os motoristas de surpresa. Se isso acontecer com você e estiver em alta velocidade, não freie bruscamente. Apesar de ser importante conduzir devagar enquanto dirige na chuva, faça a troca de marchas gradualmente. Afinal, como os pneus não estão com a aderência ideal, ao fazer isso as chances de derrapagem são altas colocando em risco a sua segurança e a de outras pessoas. 
Por outro lado, se perceber que o carro já perdeu o contato com a via, mantenha as duas mãos firmes no volante e tire o pé do acelerador até que a situação seja normalizada. 
 
2 – Use o farol baixo 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o farol baixo deve ser usado em rodovias e no perímetro urbano. Ao dirigir na chuva a situação não muda. Aliás, se você acionar o farol alto, sua visão será ofuscada devido ao reflexo dele sobre a água. 
 
3 – Mantenha distância do veículo da frente 
Sobretudo, este já é um cuidado que precisa ser tomado independentemente de estar chovendo ou não. No entanto, diante de um mau tempo a desvantagem da aderência torna-se um fator decisivo, caso o carro da frente pare inesperadamente. 
Além disso, a chuva prejudica a sua visibilidade te impedindo de antecipar algum movimento ao redor que pode fazer com que outros condutores parem. 
Portanto, adote uma distância de segurança de 10 metros sempre. 
 
4 – Revise os limpadores de para-brisa 
Certamente, os dias de sol podem ter ressecado as borrachas dos limpadores de para-brisa. Logo antes de começar os dias de chuva, não deixe de verificar o estado de conservação dessas peças.  
Ao mesmo tempo, ligar o ar-condicionado e passar uma flanela seca do lado de dentro dos vidros também são ações que melhoram a visibilidade. 
 
5 – Tome conhecimento de avenidas alagadas 
Evite aquelas ruas da sua cidade que sempre ficam alagadas durante os períodos de chuva. No entanto, se estiver num local desconhecido, pare o veículo e tente pesquisar quais vias costumam acumular água. Aplicativos, como o Waze, podem compartilhar esse tipo de informação. 
Caso veja que carros à frente não conseguiram percorrer um trecho devido ao alagamento, não insista. Pelo contrário, encoste o carro e espere o nível baixar
 
6 – Cuidado com os pedestres 
Por fim, seja gentil com as pessoas que estão a pé. Geralmente, elas atravessam a rua correndo na tentativa de sair da chuva o mais rápido possível. Nesse sentido, podem não prestar atenção nos carros que se aproximam. 
Fique atento(a) à circulação de pedestres evitando, assim, atropelamentos. 
 
Já consegue dirigir na chuva com mais tranquilidade depois de ler essas dicas?  
 
Tenha com quem contar nessas horas: a Jorlan oferece excelentes seguros automotivos para te ajudar em qualquer situação. Confira na unidade mais próxima: 
 
Jorlan GO | Jorlan DF | Jorlan BH 
 
Acompanhe nossas ofertas em serviços pelas redes sociais:    
Facebook    
Instagram GYN  
Instagram BH   
Instagram BSB

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(62) 4000-1618

Adicionamos você também

(62) 4005-2000