Blog da Jorlan GO

Conheça as 6 melhores dicas para escolher uma oficina mecânica

Quando seu carro apresenta alguma falha e você precisa de um serviço especializado, é importante escolher uma oficina que não traga mais problemas para você e garanta sua segurança.

A boa conduta profissional deve ser evidente na busca por soluções inteligentes, justas e com qualidade. Afinal, a eficiência é um pilar da prestação de serviços, e não pode ficar de fora na manutenção com o seu automóvel.

Mas como saber se uma oficina mecânica é confiável, com bons profissionais e equipamentos atualizados? Para ajudá-lo, listamos aqui 5 dicas para você fazer uma boa escolha! Veja:

Verifique se há equipamentos modernos

Muitos problemas que atingem os carros precisam de diagnósticos apurados, o que necessita de equipamentos modernos. Por isso, analise se o local escolhido conta com boas ferramentas, máquinas computadorizadas e profissionais sintonizados nas novas tendências dos carros mais complexos.

A tecnologia é facilmente identificável. Veja se há computadores que contribuem para a otimização do tempo dos serviços prestados, como alinhamento e balanceamento.

Presença de scanner automotivo e softwares do setor fazem grande diferença na qualidade dos reparos ou ações preventivas.

Analise a limpeza e a organização do local

Ao entrar na oficina, observe se os funcionários estão devidamente uniformizados, se as ferramentas ficam em lugares pré estabelecidos e se o ambiente é organizado. Muita sujeira no chão e um certo acúmulo de coisas em um pequeno espaço não são bons sinais.

Muitas vezes, a presença de um número exorbitante de carros velhos também pode ser um indicador negativo, assim como a forma de abordagem no primeiro contato com o dono ou o gerente do estabelecimento.

Observe se existe check-list e garantia

Oficinas mecânicas que atuam com seriedade frequentemente fazem uma check-list do carro para verificar todos os pontos que merecem atenção. Além disso, oferecem garantias do serviço prestado e oferta peças originais, sem enrolação.

A abertura para a realização de um orçamento sem compromisso também é um diferencial que deve ser levado em conta.

Além disso, ninguém quer arcar com valores fora da realidade na hora de pagar a conta, então converse com os profissionais e analise as ofertas, assim como as possibilidades de sucesso no que precisa ser feito no seu veículo.

Cobre um prazo para a entrega do serviço e fique atento à reação dos funcionários. Quanto mais solícitos e bem motivados eles forem, maiores são as chances dos reparos saírem bem feitos.

Pesquise a credibilidade da oficina

O marketing boca a boca faz uma grande diferença nesse ponto. Converse com pessoas que já experimentaram o serviço no local escolhido e colha opiniões diversificadas.

As indicações podem ser muito úteis para você evitar possíveis dores de cabeça, como um conserto mal feito ou atrasos no cumprimento dos prazos combinados.

Avalie o tempo de mercado

A credibilidade é resultado de anos de confiança junto ao mercado consumidor. Portanto, escolha uma oficina mecânica que tenha tradição em sua cidade. Uma empresa sobrevive por conta da qualidade, honestidade e pontualidade no atendimento aos clientes.

Vá à oficina mecânica periodicamente

Se você seguir essas dicas, provavelmente seu carro está em boas mãos. Vale a pena realizar um investimento que irá refletir em um serviço de qualidade e seguro. Andar com um veículo devidamente arrumado evita prejuízos desnecessários e garantem a sua segurança. Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar na mão ao pegar a estrada, não é?

Gostou das dicas para escolher uma boa oficina mecânica? Conhece alguém que está com dificuldades para achar um profissional de confiança? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude os amigos a cuidarem da segurança dos seus veículos!