Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan Lago das Rosas

Praça General Xavier Curado, nº 1.000, Setor Aeroporto

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2567

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-2100

VENDAS DIRETAS

(62) 4005-2061

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-2000

Jorlan Pio XII

Av. Armando de Godoy nº 350, Cidade Jardim

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2567

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-6114

VENDAS ESPECIAIS

(62) 4005-6125

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-6100

Home Blog

Blog Jorlan

Como a chegada da internet 5G influencia o mundo automobilístico?

A conectividade traz novidades não apenas para smartphones e computadores, mas transforma a vida a bordo de automóveis. Saiba mais sobre a internet 5G!

Características da internet 5G 
Sem dúvida, um dos principais diferenciais da internet 5G está na sua velocidade de conexão. Enquanto a rede 4G proporciona uma velocidade média de 30 Mbps, a nova tecnologia possui capacidade de envio e recepção de dados até 20 vezes maior. 
Ademais, a estabilidade e a ampla rede de cobertura se constituem como outras grandes vantagens da internet 5G. Dessa maneira, ações que muitas vezes são perturbadas por falhas na rede, como as ligações de vídeo, se tornarão mais simples e eficientes. 
Veja a seguir como a internet 5G promoverá mudanças no mundo automobilístico! 
 
Carros autônomos  
Antes de mais nada, a promessa é a de que a internet 5G seja capaz de reduzir o tempo dos motoristas no trânsito. Afinal, a sua rápida conexão possibilita a recepção e a transmissão de informações em tempo real e sem aqueles bloqueios comuns de quando a internet trava. 
Ou seja, os carros serão autônomos, uma vez que poderão estabelecer comunicação entre si e os semáforos, pedágios, pontos de ônibus, entre outras estruturas. 
Por exemplo, os veículos receberão a informação de que algum outro automóvel à frente irá virar à direita. Além disso, se houver algum impedimento na pista, como um carro com defeito, rotas alternativas serão tomadas para evitar o congestionamento.  
Esse tipo de informação revela uma nova dinâmica de trânsito, o qual se tornará muito mais fluido e inteligente. Portanto, o risco de acidentes e o tempo gasto para chegar a um destino serão menores. 
Ainda, a atualização dos sistemas dos veículos poderá ser feita de forma remota, assim como as preferências dos usuários serão registradas para tornar as ações mais personalizadas. 
 
Previsões 
Segundo um estudo da ABI Research, 41 milhões de veículos em todo o mundo contarão com a internet 5G até o ano de 2030. Já em 2035, cerca de 83 milhões de carros irão sair de fábrica com um sistema integrado de internet ultrarrápida. 
Todavia, é importante falar de um futuro mais próximo. Para começar, o leilão para a tecnologia acontecerá em 2021. Isso determinará quais operadoras poderão oferecer a internet 5G
A título de curiosidade, a Claro demonstra ser uma candidata promissora, já que em julho de 2020 implantou o funcionamento de uma internet até 12 vezes mais rápida que a rede convencional. 
 
Sistema de comunicação C-V2X 
Para que seja possível tornar essa comunicação entre veículos possível, é imprescindível que todos estejam conectados. O sistema C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), da empresa norte-americana Qualcomm, é uma grande aposta para viabilizar essa implantação completa. A promessa é a de que ele possibilite o compartilhamento de dados entre carros que estejam inseridos num mesmo trajeto. 
 
O que você acha da chegada da internet 5G no mundo automobilístico? Enquanto isso, que tal contar com o Wi-Fi nativo do Novo Onix
Clique na unidade Jorlan mais próxima para saber mais sobre o modelo: 
 
Belo Horizonte | Brasília | Goiânia
 
Acompanhe também nossos perfis nas redes sociais: 
Facebook
Instagram GYN
Instagram BH
Instagram BSB

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(62) 4000-1618

Adicionamos você também

(62) 4005-2000