Telefones

Jorlan Lago das Rosas

Praça General Xavier Curado, nº 1.000, Setor Aeroporto

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2648

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-2100

VENDAS DIRETAS

(62) 4005-2061

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-2000

Jorlan Pio XII

Av. Armando de Godoy nº 350, Cidade Jardim

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2629

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-6114

VENDAS ESPECIAIS

(62) 4005-6125

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-6100

Home Blog Afinal, quando vale a pena abastecer com etanol?

Blog Jorlan

Dicas

15 de março, 2019

Afinal, quando vale a pena abastecer com etanol?

A tecnologia dos motores flex veio para ficar. Por causa dela, o motorista pode decidir o combustível de sua preferência para abastecer o carro. Mas, com a escolha, surge também a dúvida:

 

É melhor colocar álcool ou gasolina?
 

Essa é uma pergunta muito comum entre quem dirige. Você provavelmente já se perguntou isso, a menos que seja dono de um carro elétrico. Que tal saber um pouco mais sobre etanol e gasolina? Podemos responder quando compensa abastecer com álcool! Acompanhe nosso texto.

 

 

Qual é a diferença entre etanol e gasolina?
 

O etanol tem origem vegetal, uma fonte renovável. No Brasil, desde a década de 70, ele é extraído da cana-de-açúcar. Já a gasolina é de origem não renovável. Ela é obtida a partir de combustível fóssil — o petróleo. Ele passa por diversos processos nas refinarias e pode dar origem à gasolina, ao diesel, aos óleos lubrificantes e vários outros produtos. Em relação à poluição, a gasolina emite muito monóxido de carbono, que atua na atmosfera gerando efeito estufa. Comparado à gasolina, o etanol produz menos gases nocivos.

 

 

Qual é a composição de cada combustível?
 

Os combustíveis não são formados 100% pelos compostos que os denominam. A gasolina comercializada no Brasil é misturada ao álcool. Já o etanol possui água em sua composição. Se o motorista abastece com gasolina comum ou aditivada, ele leva um líquido que possui 27% de álcool. O etanol que sai das bombas possui composição que varia entre 95,1% a 96% de álcool, sendo complementado com água.

 

 

Como acontece a queima do combustível?
 

O motor do carro funciona por combustão, por isso ele precisa queimar internamente uma mistura de combustível e ar atmosférico. O veículo recebe ar atmosférico pelo coletor de admissão e o combustível vem pelo bico injetor. A mistura de ar com combustível é queimada na câmara de combustão. O pistão comprime esta mistura na câmara e a vela de ignição acende uma fagulha que realiza a queima e gera uma explosão. Essa explosão, então, movimenta o virabrequim, de onde parte toda a energia do carro.

 

 

Qual o motivo da gasolina render mais que o etanol?
 

Um motor flex é projetado para andar com dois combustíveis. Entretanto, como ele funciona por queima de combustível, a opção mais rentável será a que tem maior poder de combustão. No caso, a gasolina possui um poder de queima 30% melhor que o etanol. Isso significa que para gerar a mesma energia, é necessário queimar 30% a mais de álcool.

 

 

Quando vale a pena abastecer com álcool?
 

Se a gasolina rende mais que o álcool, ela será sempre a melhor opção, certo? Errado! Dependendo do preço dos combustíveis, o álcool pode valer a pena. Ficou confuso? Calma! Podemos ajudar você a calcular qual é o mais vantajoso. Considerando o menor rendimento do etanol, é preciso seguir uma regra para saber quando compensa abastecer com ele. Para isso, o valor do álcool não deve passar de 70% do preço da gasolina. Resumindo: basta pegar o preço do etanol e dividir pelo preço da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, vá de gasolina. Se for menor, abasteça com álcool.

 

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre abastecimento? Agora você é capaz de decidir quando é mais vantajoso abastecer com álcool! Aproveite nosso blog e aprenda sobre os perigos de combustível adulterado!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(62) 3638-7338

Adicionamos você também