Blog da Jorlan GO

5 itens para revisar no seu veículo antes do período da chuva

As chuvas fortes chegam com tudo a partir de novembro e, com os temporais, novos perigos no trânsito. O período chuvoso obriga muitos motoristas a lidar com situações críticas como enchentes, derrapagens, má visibilidade, entre tantas outras. Os primeiros dias de chuva são os mais arriscados, já que a água lava a pista, fazendo com que o óleo que sai dos carros escorra e deixe ruas e avenidas escorregadias.

Para que seu veículo apresente um bom desempenho até debaixo d’água, preparamos este artigo para que você fique por dentro de 5 itens que não podem faltar na revisão do seu automóvel antes das tempestades:

Pneus

Os pneus são os itens mais importantes em relação a revisões para períodos de chuva. Não há dúvidas quanto a isso! Portanto, eles devem ser estáveis para permitir que o veículo não perca contato com o solo eventualmente escorregadio e responda bem diante da frenagem. Por isso, não se esqueça de calibrá-los e balanceá-los. Vale lembrar que pneus “carecas”, além de aumentarem o perigo, são passíveis de multa.

Palhetas do limpador de para-brisa

Esse item, considerado de segurança pelas normas do Código Brasileiro de Trânsito, é dos mais valiosos, já que são elas as responsáveis por manter a visibilidade. Nos dias de chuva, o motorista deve ficar atendo ao funcionamento dos equipamentos dianteiros e do traseiro. A velocidade deve estar corretamente regulada de acordo com a força da chuva. Quanto mais água cair, mais rápido elas devem funcionar.

Freios

Os freios têm que estar em ótimo estado em situação de pista molhada. Se não tiver tempo para uma revisão completa do sistema de frenagem, verifique com cuidado o estado da pastilha de freio. Se estiver bastante gasta, emitindo ruídos acima do normal, o ideal é que seja trocada. Pedal “duro” e freio de mão desregulado são outros itens a serem checados para garantir o desempenho dos freios.

Motor

Pegar estrada com aquela chuvinha chata já é ruim, imagine o que é ficar parado na estrada debaixo de chuva? Para que isso nunca venha a acontecer com você, jamais negligencie o coração do carro, ou seja, o motor. Siga estritamente o manual: troque óleo, filtro de óleo e filtro de ar conforme a quilometragem recomendada para o modelo do seu veículo. Verifique o volume de aditivo químico e água do seu radiador e, se possível, dê uma geral nas mangueiras, que podem estourar e causar danos ao motor.

Sistema elétrico

É justamente em temporais que o sistema elétrico pode apresentar problemas diversos, como curto-circuito. Por isso, confira a validade da bateria, além de fusíveis de lâmpadas e faróis do veículo. Fusíveis queimados são simples e baratos de trocar, portanto fique longe das multas e conduza com mais segurança por estradas com neblina nos dias de chuva.

Mas somente seguir os 5 itens básicos para a revisão do seu veículo não é o suficiente para garantir uma direção mais segura. Ninguém está a salvo de imprevistos, portanto nunca deixe de verificar acessórios que podem te tirar de enrascadas, como macaco e extintor de incêndio. Além disso, não se arrisque em vias com histórico de inundações. Afinal, apesar do seu carro ter passado por uma super revisão, ele não sairá da oficina pronto para navegar em plena cidade, concorda?

E então, o que achou do nosso check-list para a revisão do seu veículo? Se você lembrou de algum outro item que merece atenção neste período chuvoso, conte pra nós através dos comentários!