Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Jorlan SIA

Sia Trecho 03 - Lt. 1155 Setor de Indústria e Abastecimento - DF

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 4042-1384

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2101-0123

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2101-0234

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2101-0101

Jorlan Asa Norte

SCN Quadra 03 - Bloco C - Loja 04 e 05 - Asa Norte (AO LADO DO LIBERTY MALL SHOPPING)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 4042-1740

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2102-0101

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2102-0101

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2102-0101

Home Blog Você sabe quando realizar a manutenção do airbag?

Blog Jorlan

23 de março, 2020

Você sabe quando realizar a manutenção do airbag?

O airbag tem prazo de validade? Precisa ser trocado ao ser inflado? Acompanhe este post e tire suas dúvidas!

O que é e como funciona o airbag? 
airbag é uma bolsa de ar inflável que funciona como um dispositivo de segurança obrigatório no interior dos veículos. Enquanto alguns modelos são fabricados apenas com airbags frontais, outros também contam com a sua instalação nas laterais. Há ainda aqueles que possuem os airbags de joelho para o motorista e o passageiro do banco dianteiro. 
A obrigatoriedade do airbag foi determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, assim, todos os carros 0 km fabricados a partir do ano de 2014 devem contar com, pelo menos, os airbags frontais. 
O item de segurança é acionado quando o veículo é exposto a um grande impacto a fim de reduzir os ferimentos e até mesmo evitar a morte dos ocupantes a bordo. 
Por ser feito com nylon, o dispositivo é bastante resistente e a sua insuflação acontece devido à reação química entre o nitrato de potássio e o azida de sódio presentes em sua estrutura. O acionamento do airbag acontece em 0,003 segundo. 
 
Prazo de validade 
A durabilidade do airbag pode variar de acordo com a fabricante e o país de origem, mas, a maioria possui uma vida útil entre 10 e 20 anos. No Brasil, o condutor precisa ficar atento ao manual do proprietário, já que não existe uma regulamentação federal relacionada à validade desse dispositivo de segurança. Além disso, é importante ficar de olho em possíveis recalls anunciados pela montadora. 
O manual também indica qual é a luz do painel responsável por indicar problemas nesse componente e, quando ela acender, o veículo deverá ser levado à inspeção. 
 
Manutenção  
Da mesma forma que o proprietário empreende revisões regulares em todos os sistemas do carro, o airbag deve passar por avaliação constantemente mesmo que a luz do painel referente a ele não esteja acesa. 
Veja outros momentos em que é relevante averiguar a condição do airbag

  • Ao comprar um carro usado, observe se a luz de alerta do airbag não acende ou se ela apaga pouco tempo depois de ter acendido. Em todo caso, leve o veículo para a revisão; 
  • Após o período indicado pela fabricante, é ideal trocar todo o sistema, ainda que ele não apresente problemas ou nunca tenha sido usado. 

O airbag pode ser restaurado? 
Após ter sido acionado durante um acidente, o airbag, o módulo de controle, o volante e o painel deverão ser trocados, porque, o sistema é fabricado para ser utilizado uma vez. 
As oficinas que oferecem serviço para recuperação de airbag estão agindo de forma ilegal e comprometendo a segurança do condutor e dos seus passageiros. Aliás, esses mecânicos não recuperam o sistema, mas, apenas tampam o lugar de abertura e desligam a luz de alerta do painel. 
Por isso, a troca do sistema deve ser feita por profissionais de confiança
 
Agora que você já sabe quando realizar a manutenção do airbag, lembre-se de contar com os serviços autorizados da Jorlan para realizar a revisão ou trocar o sistema de forma segura! Clique na unidade da sua região: 
Jorlan GO | Jorlan BH | Jorlan DF 
 
Acompanhe nossas redes sociais:       
Facebook   
Instagram Goiânia       
Instagram BH       
Instagram DF  

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 4000-1618

Adicionamos você também