Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan SIA

Sia Trecho 03 - Lt. 1155 Setor de Indústria e Abastecimento - DF

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4443

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2101-0123

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2101-0234

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2101-0101

Jorlan Asa Norte

SCN Quadra 03 - Bloco C - Loja 04 e 05 - Asa Norte (AO LADO DO LIBERTY MALL SHOPPING)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4443

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2102-0123

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2102-0101

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2102-0101

Home Blog

Blog Jorlan

Dicas

Uso prolongado dos faróis do carro causa falhas na bateria?

Alguns condutores ficam em dúvida se acionar os componentes durante o dia traz prejuízos. Entenda sobre o funcionamento dos faróis do carro! 
 
Desde que a nova Lei de Trânsito determinou a obrigatoriedade de acender os faróis do carro durante o dia, os motoristas passaram a se questionar se isso não afetaria a durabilidade da bateria. Afinal, nos casos em que o veículo é utilizado como ferramenta de trabalho ou em percursos mais longos, o uso pode dobrar ou até mesmo triplicar. 
Acompanhe a leitura deste post para resolver sua dúvida e trafegar com segurança! 
 
O que informa a lei? 
Conforme a nova Lei de Trânsito, os faróis do carro necessitam ser acesos durante o dia quando o(a) motorista estiver dirigindo sob túneis, chuva, cerração ou neblina. No entanto, a configuração em luz baixa, de acordo com as autoridades de trânsito, já resolve o problema de má visibilidade. 
Ao mesmo tempo, os automóveis que não contam com luzes de rodagem diurna (DRL) também precisam acionar os faróis durante o dia em rodovias de pista simples localizadas fora do perímetro urbano
Conforme um relatório feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em apenas um mês de aplicação dessa lei, o número de colisões frontais nesse tipo de pista reduziu em até 36%, o que demonstra a eficácia da estratégia. Já os atropelamentos apontaram para uma queda de 34%. 
 
Afinal, os faróis do carro provocam falhas na bateria? 
Com toda a certeza, acionar os faróis do carro durante o dia não interfere na durabilidade da bateria, desde que esta e o alternador estejam em bom estado de conservação. Aliás, o alternador garante a recarga da bateria desde o momento em que é dada a partida. Ou seja, o consumo elétrico do farol é compensado pela recarga simultânea. 
Todavia, esse processo funciona somente quando o motor está funcionando. Por isso, quando o carro é desligado e o farol permanece ligado, a carga da bateria é consumida sem aquela reposição feita pelo alternador. Dessa maneira, a probabilidade de ela apresentar falhas ao tentar ligar o motor novamente é alta. 
 
O que mais pode gerar sobrecarga? 
Não apenas esquecer os faróis do carro ligado, como também instalar acessórios eletroeletrônicos não compatíveis com o sistema pode reduzir a durabilidade da bateria. Optar por lâmpadas com potência acima daquela recomendada pela montadora é outra prática que ocasiona falhas. Sem dúvida, persistir em dirigir com a bateria e o alternador desgastados também não é recomendado. 
Por fim, lembrar-se de apagar os faróis ao desligar o motor evita que, no dia seguinte, a partida seja feita com as lâmpadas já acesas, o que puxa bastante carga da bateria.  
 
A importância da manutenção 
Sobretudo, as revisões periódicas são indispensáveis para acompanhar o estado do alternador e da bateria, pois, como mencionado acima, sérios danos podem surgir quando o veículo circula além do limite dessas peças. 
Não é por acaso que a manutenção preventiva sempre sai mais barata que a corretiva. Ademais, é importante trocar as lâmpadas somente por peças originais com o intuito de manter o bom desempenho dos faróis e a estabilidade do sistema elétrico. 
 
Você checou o estado dos faróis do carro recentemente? Confie somente em mecânicos especializados para realizar a manutenção preventiva. 
 
Por isso, agende um horário na oficina da Jorlan de sua região: 
 
Jorlan Goiânia | Jorlan Brasília | Jorlan Belo Horizonte 
 
Acompanhe nossas redes sociais:      
Facebook      
Instagram GYN    
Instagram BH     
Instagram BSB

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2101-0101

Adicionamos você também

(61) 3773-4438