Blog da Jorlan DF

Saiba como os carros estão ficando cada vez mais inteligentes

Imagine se a 15 anos atrás você escutasse o termo “computador de bordo”. O que você imaginaria? Avião, helicóptero, nave espacial… Pois é, hoje em dia, já podemos encontrar este tal de computador de bordo em vários modelos de veículos nacionais. Com essa ferramenta o motorista tem acesso instantâneo a dados como consumo de combustível, velocidade média, pressão dos pneus e muito mais.

Ou seja, podemos dizer que a inteligência dos nossos carros nos poupa de inúmeros cálculos e anotações para controlarmos melhor os nossos consumos e gastos com deslocamentos. Quer entender mais sobre a inteligência dos carros? Então continue acompanhando o nosso artigo!
Facilidades que trazem conforto

Você já pensou em descobrir o seu endereço de destino utilizando um GPS através do comando de voz enquanto dirige? A central MyLink disponível em carros da Chevrolet, como o Onix 2015, por exemplo, oferece este conforto.

Outro exemplo: sabe quando a música que está tocando não te agrada e você quer trocá-la, mas precisa que esperar um momento até que o carro esteja parado para ir até o aparelho de som e trocar com segurança a estação de rádio ou a faixa mp3? Com o controle de som no volante essa troca se torna muito mais simples, sem que seja necessário soltar o volante para realizar a ação.

Segurança como prioridade

O freio ABS, que até 2010 era um acessório de luxo para os brasileiros, hoje é um item obrigatório para a fabricação e venda de carros em território nacional. Essa é uma tecnologia que traz maior segurança para o condutor. No caso dos carros da Chevrolet, o ABS possui uma tecnologia chamada EBD (Electronic Brake Force Distribution), que além de evitar o travamento das rodas, ainda distribui de maneira inteligente a frenagem entre as quatro rodas.

O caso do ABS se assemelha aos airbags. Até pouco tempo atrás o airbag era encontrado apenas em carros importados e de valor altíssimo no mercado. Hoje, carros como o Captiva 2015, por exemplo, possuem até 6 airbags visando a maior segurança do condutor e passageiros por um preço acessível ao consumidor.

Conectividade que otimiza tempo

Sistemas como o MyLink da Chevrolet, citado acima, oferecem conectividade direta com seu smartphone através da tecnologia Bluetooth, permitindo que você faça suas ligações diretamente pelo sistema de som do carro. Essa funcionalidade também permite que você escute músicas, veja suas fotos e tenha interação até mesmo com aplicativos instalados em seu telefone. É tecnologia que não acaba mais!

O que esperar do futuro

A tecnologia disponível para os veículos está cada vez maior e, com isso, o condutor tem mais conforto e segurança a cada dia que se passa. Em breve será possível realizar o monitoramento mecânico dos carros através de aplicativos para computador e celular, interação direta com as oficinas e muitas outras facilidades, portanto, mantenha-se informado e atualizado, pois isso faz bem para a sua segurança e, claro, para o seu bolso!

O que você pensa sobre essas funcionalidades? A inteligência dos carros também te surpreende todos os dias? Como você imagina que será o “carro do futuro”? Compartilhe a sua opinião com a gente através do espaço de comentários e continue acompanhando o nosso blog!