Blog da Jorlan DF

Quando devo lavar o motor do meu carro?

Você é daqueles que adora aproveitar o dia de folga para limpar o seu quatro rodas e deixá-lo brilhante? Os apaixonados por carros costumam ter esse cuidado rotineiramente. Lavam a lataria, limpam os bancos, passam um bom aspirador de pó por dentro e deixam tudo como novo! Mas será que manter apenas a aparência do carro limpa é o suficiente? E a parte interna do veículo, não precisa de limpeza? Descubra quando e como lavar o motor do carro!

Como lavar o motor do carro

Para que o veículo funcione perfeitamente você deve mantê-lo limpo por fora e também por dentro. Para isso, cuidar do motor é essencial e você pode tanto mandar fazer isso em uma loja especializada, como fazer em casa mesmo (tomando alguns cuidados). O importante é manter limpo.

Para uma limpeza básica em casa:

Caso vá fazer em casa, lembre-se de que se trata da parte elétrica do carro, ou seja, é preciso ter atenção e cuidados especiais com estas peças para não danificá-las. Dessa forma, esqueça os jatos de água, uma das formas mais comuns e seguras é usando um jato de ar comprimido no motor, que remove boa parte das sujeiras expostas. Depois disso, com o auxílio de uma esponja e alguns produtos de limpeza, o restante da sujeira pode ser retirado manualmente.

Com o uso de um pano que pode estar umedecido, retire a sujeira mais superficial. Passe nas bordas de todo o maquinário. Aproveite também para retirar o excesso de sujeira das demais peças. Claro que tudo isso você precisa fazer com o carro desligado há bastante tempo, para garantir que o motor está frio.

Caso opte por serviços com pessoas especializadas, melhor ainda! Pois não terá que se preocupar em danificar o motor. Profissionais qualificados conseguem fazer a limpeza com água, pois têm conhecimento completo da parte elétrica do motor, sabem os locais que merecem cuidado e proteção. É colocada uma cobertura plástica nas partes elétricas para não haver contato com a água.

Quando devo fazer esta limpeza no carro

Não é possível determinar uma frequência exata dessa limpeza. Caberá ao dono observar o estado em que o motor se encontra e, quando estiver muito sujo, providenciar a higienização completa. Quem trafega muito em estradas de areia provavelmente terá que fazer isso com uma maior frequência do que quem usa menos o carro em locais com essas condições. É válido lembrar que o motor fica protegido, ou seja, ele se sujará muito menos do que a lataria do que a parte interna do seu automóvel. Com isso, as limpezas não precisam ser tão frequentes.

Caso você não tenha como levar o motor para ser lavado, mas note que o carro está precisando dessa higienização, siga nossas dicas e orientações e faça você mesmo uma limpeza básica em casa!

E você, qual foi a última vez que fez uma limpeza no motor do carro em uma loja especializada? Conte pra gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog!