Blog da Jorlan DF

Quais equipamentos deve investir para ter uma direção mais segura?

De tão comuns, os acidentes de trânsito há muito tempo já deixaram as frias estatísticas policiais para se tornarem uma verdadeira epidemia. Todos os anos, inúmeras campanhas de conscientização de motoristas e pedestres são lançadas no país, assim como as medidas de fiscalização, que são intensificadas nas cidades e nas estradas para tentar garantir mais segurança para condutores e passageiros e, principalmente, para evitar que tragédias se repitam.

A indústria automobilística não se eximiu dessa política de combate aos acidentes de trânsito e, desde então, passou a fabricar modelos com eficazes itens de segurança acoplados — como os freios ABS e os air bags — que, de opcionais, vieram a se tornar obrigatórios por lei. Além desses dois importantes equipamentos, motoristas e passageiros ainda contam com os tradicionais cintos de segurança, extintor de incêndio, encostos de cabeça e o triângulo, para avisar os demais motoristas nos casos em que o veículo enguiçar ou simplesmente furar o pneu. Neste post, destacamos alguns dos principais equipamentos de segurança que você não pode deixar de ter no seu veículo. Confira!

Cinto de segurança

Equipamento de segurança básico em qualquer carro, o cinto evita que você seja atirado violentamente contra o vidro dianteiro em caso de colisões. Esse acessório é tão importante que a falta dele acarreta multa, inclusive quando os passageiros que se sentam no banco traseiro não estiverem usando-o. Vale destacar que crianças de até 7 anos e meio devem andar no carro apenas com cadeirinhas especiais acopladas no banco traseiro.

Air bags

Em tradução livre, as “bolsas de ar” são artefatos que ficam compartimentados no interior do painel para serem acionados e inflados em momentos de grande impacto do veículo, impedindo que o corpo do motorista e, se for o caso, do passageiro ao lado, venham a ser atirados contra o vidro. Os air bags amortecem o choque e evitam lesões e hemorragias do tronco para cima.

Encostos de cabeça

Esse item é fundamental para impedir o ricocheteamento, ou seja, quando um movimento brusco, provocado por uma frenagem ou mesmo por uma batida, força sua cabeça para frente e para trás, como num chicote, causando lesões graves ao crânio. A falta desse item também acarreta multa.

Freios ABS

Os chamados freios ABS são um grande avanço em termos de segurança no trânsito, já que eles evitam o fatídico travamento de rodas em frenagens mais bruscas e repentinas, o que normalmente levaria o motorista a perder o controle do carro, fazendo com que ele rodopiasse na pista.

Extintor de incêndio

Item obrigatório nos veículos, os extintores têm prazo de validade e, por isso, devem ser trocados com regularidade, pois andar de carro com o extintor vencido é passível de multa. Não se trata de exagero, pois o equipamento pode te salvar de um incêndio no motor provocado por um eventual capotamento.

No entanto, tão válido quanto investir em todos esses itens, é sempre adotar a direção defensiva: uma atitude preventiva que ajuda o motorista a perceber situações de perigo antes que elas venham a ocorrer. Em termos populares, é dirigir para você e para os outros, com consciência e prudência. E então, você conta com todos esses equipamentos essenciais no seu carro? Você se lembrou de algum outro item importante para ajudar na segurança da direção? Conte pra nós através dos comentários!