Blog da Jorlan DF

Park Assist é a tecnologia perfeita para quem não gosta de manobrar

A baliza é o temor de muitos condutores e o assistente de estacionamento tem sido a salvação para muitas pessoas ao estacionar o carro praticamente sozinho. Saiba mais sobre esse recurso e conheça os modelos Chevrolet que são equipados com o Park Assist! 

O que é o Park Assist? 

Também conhecido como Estacionamento Automático ou Assistente de Estacionamento, o Park Assist é um sistema eletrônico que calcula as manobras necessárias para estacionar o automóvel no espaço disponível. Ao apertar o botão, essa tecnologia começa a operar com o auxílio de câmeras e sensores instalados no carro. Antes disso, o motorista deve parar o carro em um ponto paralelo ou perpendicular à vaga. O sistema irá realizar os movimentos necessários com o volante controlando o ângulo da direção e a velocidade. A função do proprietário do modelo se resume em acionar os pedais de acelerador e freio. 

Vantagens  

As manobras relacionadas à baliza se tornam muito mais fáceis graças a essa tecnologia. O Park Assist otimiza as vagas de forma com que o carro possa ocupar o menor espaço possível, além de zerar os riscos de bater em outros veículos ou obstáculos. Ou seja, o conforto e a segurança do motorista são incomparáveis. 

O sistema é ainda mais útil nos centros urbanos, onde há uma grande dificuldade para encontrar lugares para estacionar e as vagas são bastante apertadas. 

Como funciona? 

Como mencionado acima, ao acionar o botão do Park Assist, o sensores emitem sinais para que o sistema calcule a distância do automóvel em relação a outros objetos. Os dados são enviados à central de comando para que ela possa realizar os cálculos para a manobra correta. Logo, o ângulo, direção e velocidade são determinadas para o tamanho da vaga. Vale dizer que o sistema emite um sinal sonoro quando o condutor deve parar o carro para iniciar a manobra. A partir desse aviso, o motorista dá a marcha a ré e solta o freio aos poucos ao mesmo tempo em que o Park Assist começa a funcionar automaticamente. Outro sinal é emitido quando o veículo alcança o limite traseiro máximo da vaga e, neste momento, o motorista deve pisar no freio e mover o câmbio para a posição “Drive”. O sistema termina de estacionar o carro e outro sinal avisa que a manobra está concluída. 

Assim é o funcionamento da maioria dos veículos com Park Assist, que é através de sensores. 

Alguns modelos possuem outros itens para aprimorar a experiência como, por exemplo, sistema multimídia e ativação automática a partir de sensores traseiros com o engate da marcha ré e a desativação dos dianteiros quando o carro entra em movimento.  

Modelos Chevrolet com Park Assist  

Os carros da montadora que possuem versões com o sistema Park Assist são: 

  • Cruze;
  • Cruze Sport6;
  • Equinox;
  • Onix Premier.

Gostou do Park Assist? Escolha uma das versões equipadas com o sistema na Jorlan! Temos ofertas especiais para facilitar o seu dia a dia com esta e outras tecnologias. Clique na unidade mais próxima de você:  

Unidade Goiânia 

Unidade Belo Horizonte 

Unidade Brasília 

Acompanhe nossas redes sociais:     

Facebook     

Instagram Goiânia     

Instagram BH     

Instagram DF