Blog da Jorlan DF

Entenda a importância de contratar um seguro ao comprar um carro

Deu aquela pesquisada básica e adquiriu um veículo bonito, acessível e econômico. Agora, restam as dúvidas: devo ou não contratar um seguro automotivo? Será que vale a pena? O que cobre o seguro? Quais são as principais vantagens do serviço? O que saber na hora de procurar uma seguradora?

Confira essas e outras respostas neste artigo que preparamos para você:

 

A importância do seguro

Contratar um seguro automotivo é fundamental para que você trafegue sem se preocupar com possíveis incidentes ou gastos indesejados — mas não vá confundir isso com dirigir de forma displicente.

O ponto fundamental para se optar pelo seguro é realmente o financeiro. Muitos motoristas se preocupam tanto com a possibilidade de acidentes e possíveis despesas que estão fora do orçamento que acabam deixando de lado o prazer em dirigir.

Quer mais provas de que é importante o seguro? Confira:

  • De cada sete veículos, pelo menos um se envolve em acidentes a cada ano. As chances desse carro ser o seu são de mais de 14%.
  • Anualmente, dois em cada cem carros são roubados. O número parece baixo, mas considerável ao levarmos em consideração o tamanho da frota de veículos que rodam atualmente.
  • Não caia na história de que “você pode nem precisar do seguro, então pra quê pagar por ele”. Você pode até ser prudente e sortudo o suficiente para nunca precisar do serviço, mas e quando você precisar? Vai ter o dinheiro necessário para pagar as despesas do sinistro?

O que o seguro cobre

Aqui não existe uma fórmula exata. Como há muitas empresas que oferecem o serviço, cada uma delas tenta desenvolver pacotes que deixem os clientes satisfeitos e que não fiquem muito diferentes do preço da concorrência. Porém, os mais comuns são:

Contra roubos e furtos

Algumas empresas oferecem essa modalidade de seguro, já que são mais baratos para os motoristas. Porém, só funciona para roubo e furto. Qualquer outro sinistro não faz parte do contrato.

Básico

Além de roubo e furto, esse tipo de serviço cobre acidentes e outros tipos de incidentes, como danos causados por desastres naturais. É um pouco mais caro que o anterior.

Completo

Aqui, você pega o serviço que abrange quase todos os tipos de sinistro que podem acontecer, de pneu furado a vidro quebrado, de guincho a pane seca. O valor compensa, uma vez que você não ficará na mão caso precise.

O que saber ao procurar a seguradora

Atenção a mais alguns detalhes que você não deve deixar de se informar ao fechar um contrato:

  1. Cheque o valor total do seguro, a forma de pagamento e o que ele cobre;
  2. Entenda quanto será cobrado de franquia. Muitos desconhecem que existe essa taxa a ser paga para acionar a seguradora. Descubra quanto você gastará com ela quando precisar de acordo com cada sinistro;
  3. Verifique se você tem algum serviço adicional no seu plano. Seguradoras, geralmente, dão “de brinde” assistência elétrica, serviço de encanador e de chaveiro para sua residência, por exemplo.

Deu para perceber que pessoas que não gostam de contar com a sorte contratam um seguro automotivo. Afinal, o seguro traz tranquilidade para os motoristas e seus familiares.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal ajudar então aquele seu amigo que ainda não sabe se deve contratar um seguro automotivo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!