Blog da Jorlan DF

Carro novo ou seminovo: em qual opção devo investir?

Ter um carro é muito mais que um sonho. Para muita gente, trata-se de uma necessidade, de conforto e até de status!

Na hora de comprar ou trocar de carro, porém, surge a dúvida: compro um carro novo ou seminovo? Se você está nesse dilema, preste bem atenção nos pontos que precisam ser analisados antes de bater o martelo:

1. Preço

Não é de se espantar que o preço seja o primeiro item da análise, né? Mesmo que você tenha o valor integral disponível, deve pensar bem. Considerando somente esse item, o carro seminovo sai bem mais em conta, além do mais, um carro 0 km desvaloriza muito, principalmente nos três primeiros anos. Para se ter uma ideia, ao sair da concessionária a desvalorização é em média de 15%!

É possível encontrar vários carros seminovos bem equipados por preços acessíveis, mas cuidado para não comprar gato por lebre: faça uma vistoria completa de um veículo seminovo em um mecânico de confiança, como os da Jorlan, antes de fechar negócio.

Se você está seguro que pode arcar com um valor mais alto, o investimento em um carro novo pode ser bom, já que vai demorar mais tempo para você se preocupar com outros gastos.

2. Garantia e manutenção

Ter um carro custa caro, pois o gasto não é somente com a compra, você precisa pensar também na manutenção do veículo.

Geralmente, os carros novos saem da concessionária com pelo menos um ano de garantia, que pode ser estendida para até seis anos. Isso pode ser bom, pois qualquer defeito grave será resolvido. É importante lembrar que, para não perder a garantia, todas as revisões deverão ser feitas sempre na concessionária.

Alguns carros seminovos ainda podem estar na garantia, mas para um seminovo as despesas com manutenção podem ser um pouco maiores, pois as peças já estão desgastadas. É por isso que a recomendação é comprar carros com até 80 mil quilômetros rodados. Acima de 100 mil quilômetros as peças mais caras começam a pedir substituição.

Quanto aos defeitos mais graves, especialistas calculam que a maioria aparece nos primeiros quatro meses de uso. Assim, se o seminovo que você deseja já tem mais do que esse tempo de uso e ainda não apresentou problemas sérios, você pode adquiri-lo com menos preocupação. E se o carro for novo, ainda estará na garantia nesse prazo e poderá, até, ser substituído, se for o caso.

3. Seguro

É um item que deve ser levado em consideração sim, pois o ideal é não deixar o carro sem seguro. Seja um carro novo ou seminovo, o valor não apresenta grandes diferenças. O que mais influencia na hora de fechar um pacote de seguro, além do modelo do carro, é o perfil do motorista (idade, local de residência, para qual fim usa o carro etc.).

4. Impostos e documentos

Sabia que comprando um carro seminovo é possível economizar muito na hora da documentação? Registrar um carro novo pode custar nada mais, nada menos que R$ 1200, pasmem! Portanto, nesse item, a vantagem é do seminovo, cujo gasto será com a transferência, que custa a partir de R$122,05.

Além do mais, dependendo da época do ano em que for efetuada a compra, e da negociação, o IPVA de um seminovo pode já vir pago. Isto é uma ótima economia, pois esse imposto representa 3% do valor do carro.

5. Financiamento

Já nesse item o carro novo é que leva vantagem: as taxas de juros são bem mais baixas para você tirar o carro 0 km dos seus sonhos direto da concessionária!

6. Sensação

Nada se compara com a felicidade de comprar um carro 0 km, não é mesmo? Entrar em um carro cheirando a novo, tirar todos os plásticos dos bancos, ser o primeiro a dirigir, entre muitas outras coisas.

Mas o carro seminovo também tem seus méritos! Afinal, é sempre uma satisfação adquirir um veículo, poder usá-lo e cuidar dele com toda dedicação. Sensações e emoções como essas, dentro de um carro novo ou seminovo, são simplesmente impagáveis!

Está precisando trocar de carro? Então analise os pontos levantados aqui e escolha o melhor custo-benefício. E não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e promoções que podem ajudar na sua escolha!