Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan SIA

Sia Trecho 03 - Lt. 1155 Setor de Indústria e Abastecimento - DF

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4443

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2101-0123

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2101-0234

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2101-0101

Jorlan Asa Norte

SCN Quadra 03 - Bloco C - Loja 04 e 05 - Asa Norte (AO LADO DO LIBERTY MALL SHOPPING)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4443

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 2102-0123

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2102-0101

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2102-0101

Home Blog

Blog Jorlan

Dicas

Afinal, quando devo trocar a bateria do carro?

Determinar o momento em que se deve trocar a bateria do carro ou mesmo saber qual o período de vida útil desse componente não é algo tão simples quanto parece.

Alguns fatores podem interferir no período de validade e na sua duração. Por isso, é muito importante fazer revisões frequentes para que a bateria dure além das nossas expectativas e nenhum imprevisto pegue o motorista de surpresa.

O inverno é a estação do ano na qual a bateria mais apresenta problemas. Isso porque, com a baixa temperatura, o óleo tende a ficar mais denso, o que faz com que as engrenagens do motor trabalhem acima da média e exijam mais energia. Por isso, devemos ficar ainda mais atentos nesse período.

Mas o que fazer para que a bateria não nos deixe na mão quando menos esperamos? No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse componente tão importante do carro. Continue a leitura e descubra quais são os cuidados necessários para que a vida útil da sua bateria seja longa!

A bateria e sua função no carro
A bateria é uma peça essencial para o funcionamento de um veículo. Suas principais funções são fazer com que o motor do carro arranque, bem como fornecer a energia necessária para que todos os componentes que dependem de energia elétrica trabalhem, como ar-condicionado, rádio, luzes, entre outros.

Os tipos de bateria
É possível encontrarmos no mercado algumas baterias com a mesma voltagem e amperagem exigidas pelo seu carro. No entanto, é muito importante que o dono do veículo tenha atenção sobre os dois tipos de baterias que existem: as seladas e as não seladas.

A diferença entre elas é que as seladas não precisam de manutenção. Isso quer dizer que não há como ver o nível de água e sua vida útil fica em torno de 4 anos.

Já a bateria não selada pode ser recarregada e necessita de manutenção, sendo a verificação do nível de água é uma delas.

A revisão da bateria
A revisão da bateria deve ser feita junto com a periódica do carro, que inclui a revisão do sistema elétrico. Como você viu ali em cima, porém, no inverno a bateria necessita de alguns cuidados específicos, e por isso é aconselhável realizar revisões mais frequentes.

Os sinais de desgaste da bateria
Para que nada lhe pegue de surpresa, alguns sinais de desgaste podem ser observados pelo proprietário do veículo. Estão entre eles:

partida lenta demais pela manhã, sendo que nos demais momentos do dia funciona normalmente;
dificuldade para dar a partida no carro após ter usado algum componente eletrônico do veículo, como vidros elétricos, luz interna, DVD player, entre outros;
dificuldade em dar a partida após o carro ter ficado parado por poucos dias;
exigência alta do alternador após as partidas;
irregularidade nas luzes do farol.
A troca da bateria
O ciclo de vida de uma bateria é de aproximadamente 4 anos. Porém, esse tempo pode variar, visto que o tipo de uso em determinados períodos do ano pode diminuir seu tempo de vida útil.

A dificuldade para dar partida no veículo pela manhã é o fator que mais chama atenção e que pode revelar que a bateria deve ser substituída. O carro só pegar depois de várias tentativas configura-se como principal sintoma de uma bateria fraca.

Tirou suas dúvidas sobre qual é o momento certo para trocar a bateria do carro? Então aproveite para entender também quais são os documentos necessários para transferir o veículo!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 4000-1618

Adicionamos você também

(61) 3773-4438