Blog da Jorlan DF

Afinal, qual é a melhor época do ano para comprar um carro?

Decidir pela compra de um novo carro, para muitas pessoas, pode ir além de um impulso causado pela propaganda da marca preferida. Algumas pessoas fazem questão de seguir uma metodologia própria ou um planejamento, pensando, inclusive, na melhor época para comprar um carro.

A marca, o modelo e os opcionais são algumas das variáveis para a tomada de decisão. Porém, o consumidor mais atento às oportunidades de realizar bons negócios (e conseguir uma boa economia) pensa também no melhor momento para fazer a compra.

E você, sabe qual é esse momento? Continue lendo o post de hoje e descubra!

Final de ano é a melhor época para comprar um carro?

Para alguns especialistas, o final de ano é propício para bons negócios. Entre os meses de setembro e dezembro boas oportunidades aparecem. Isso porque muitos fabricantes fazem lançamentos de novos modelos nesse período e, com a chegada desses novos modelos, as concessionárias precisam desovar o estoque dos modelos mais antigos. É ai que surgem as oportunidades nos feirões e promoções.

Vale lembrar que a desvalorização de um modelo 2017/17 na virada do ano, por exemplo, é maior do que a de um modelo 2017/18. O risco se torna menor quando não há alterações no design do veículo.

Outro motivo também é o cumprimento das metas de vendas anuais que precisam ser batidas no fechamento do ano. O volume de vendas das lojas acaba caindo devido à concorrência das festas de fim de ano e os gastos extras dos consumidores.

Há também outro motivo: com a entrada do décimo terceiro salário, o comprador tem mais dinheiro na mão e pode barganhar um ótimo desconto na compra de um carro novo.

Vale a pena comprar carro no início do ano?

Os meses de janeiro e fevereiro também são considerados ótimos períodos para comprar carro. O ano já começa com as fábricas colocando nas lojas seus modelos recém-lançados e as concessionárias fazem as promoções como redução das taxas de juros.

Em fevereiro, muitas lojas fazem promoções como pagamento do IPVA, tanque cheio entre outras oportunidades e descontos especiais. Isso acontece pois há uma desaceleração do consumo devido a obrigações financeiras como IPVA, IPTU, entre outras.

É nesse momento que aparecem as vantagens para quem se preparou melhor para aproveitar as oportunidades do ano que começa.

O fechamento do mês é um bom momento?

Durante todo o ano, acontecem feirões, promoções e festivais de ofertas de automóveis. Geralmente, nos últimos dias de cada mês, algumas lojas precisam cumprir as metas de vendas. É ai que o vendedor recebe a orientação do seu gerente de que não é para perder venda nenhuma. O consumidor esperto, sabendo disso, pode aproveitar esse momento para negociar descontos e benefícios, como a gratuidade de algum acessório.

Vimos aqui que são muitos os momentos oportunos para comprar um carro. A regra, em geral, é igual para esse mercado como em qualquer outro: quanto maior a oferta, menor o preço. Por isso, é importante se planejar, pesquisar e sempre ficar atento, pois as chances de se fazer bons negócios aparecem a todo instante.

Gostou do artigo? Agora que você sabe qual é a melhor época para comprar um carro, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do que acontece no mercado automotivo!