Blog da Jorlan DF

7 mitos sobre carros que você ainda acreditava

Você já ouviu alguma pessoa de idade dizer que manga com leite faz mal, ou que passar embaixo da escada dá azar? Superstições à parte, esses são mitos que já foram superados na atualidade. Mas e no universo dos carros, ainda tem muita gente acreditando em informações que não são verdadeiras? Confira os mitos sobre carros que separamos no post de hoje e veja se você ainda acreditava em algum deles!

É preciso esquentar o carro antes de sair

O chamado aquecer o carro antes de arrancar. Isto já pode ter sido verdade em algum momento da história dos automóveis, mas não é mais. Já faz uns 15 anos, ou mais, que os veículos fabricados possuem um sistema de gerenciamento eletrônico que permite o desempenho correto com o automóvel frio ou quente.

Descer o carro na banguela com ponto morto economiza combustível

Apesar de economizar em carros sem injeção eletrônica, em ambos os tipos, descer na banguela desliga a função do freio motor, muito importante nas descidas, portanto abandone essa ideia pela sua própria segurança.

Ar condicionado consome gás do sistema

Um dos mitos é acreditar que o ar condicionado gasta o gás do sistema. Isto é um mito. Qualquer mecânico ao realizar a manutenção de seu veículo irá confirmar que o ar condicionado ligado não consome o gás. Só haverá gasto se existir algum defeito, o que causará vazamento. Se tudo estiver correto o ar não vicia e nem fica velho, também.

Óleo de mamona ajuda a preservar o chassi

Puro mito! Os carros fabricados atualmente não necessitam de lubrificante de assoalho, pois são feitos de aço galvanizado com anticorrosivos. Todo e qualquer lubrificante irá causar reações químicas que levarão ao ressecamento de buchas de suspensão e mangueiras.

Freios fazem chiado estão com problemas

Na maioria dos casos, o barulho proveniente do uso dos freios nada significa. Isso acontece por conta de materiais utilizados na confecção das pastilhas de freios, além de sujeira que pode causar chiados e assobios durante as frenagens. Porém, fique tranquilo que o barulho deve sumir com o tempo de uso. Atente-se somente ao período de revisão dos freios e tudo ficará bem.

É normal que as velas falhem

Errado! Essa falha é totalmente do motorista que esquece da existência delas e das recomendações da montadora, que indicam trocar as velas de acordo com uma determinada quilometragem. Outro fator que causa o problema das velas é o aumento súbito no consumo de combustível. De qualquer forma, as velas falham quando o motorista não se atenta a essas coisas. Daí a origem do mito.

Mistura nos carros flex

Quando surgiram, os carros flex deixaram uma porção de dúvidas nas mentes dos motoristas e se tornou material criativo para mais mitos. A maioria deles, derrubados. O principal é a potência do carro com álcool, gasolina ou ambos misturados. Era extremamente ordinário ver pessoas fazerem contas para saber o quanto de cada colocar em seu tanque de combustível sem prejudicar o desempenho do carro.

Esqueça isso! Os veículos flex agora rendem o mesmo que renderiam apenas com álcool, gasolina ou os dois juntos. Independentemente da quantidade que houver de cada um no tanque. Também não há um período de espera para trocar de um combustível para outro. O motor não vicia em um depois de um tempo e nem precisa de uma “adaptação” para receber o outro.

Estes são os mitos sobre carros mais presentes no cotidiano dos motoristas. Após a leitura deste artigo, esperamos que abandone todos! Que tal dar uma olhada na nossa linha de veículos 2019? Você vai se surpreender!

Acompanhe a Jorlan também pelas redes sociais Instagram de Goiânia e Brasília e Facebook!