Blog da Jorlan DF

7 dicas para manter seu carro sempre com aparência de novo

Você é daqueles que compra um carro novo e quer mantê-lo sempre com a mesma aparência? Isso é ótimo, pois quando bem cuidado, além de o veículo durar por mais tempo sem dar grandes problemas, o valor da revenda dele será maior. Afinal, quem vai querer comprar um carro descuidado, não é? O interessante é que com cuidados básicos de manutenção você consegue manter o seu carro com aparência de novo durante muitos anos. Gostou disso? Então veja algumas dicas de cuidados com seu veículo.

Ar-condicionado

Todos os itens são importantes, dentre eles, a manutenção do ar-condicionado. A cada 20.000 km rodados leve-o para uma revisão e nunca deixe o ar desligado por mais de sete dias. Mesmo quando está frio. Ligue nem que seja por 5 minutos apenas.

Pintura e lataria

Mantenha o carro limpo. Sempre que tiver que passar pela lama ou poeira, leve-o em seguida. Evite deixar o automóvel secar ao sol, pois é ruim para a pintura. Também não use produtos abrasivos para a higienização, para não ter perigo de riscar a pintura. Fique atento a pequenos arranhões para consertá-los e caso ache que já está na hora, pinte o veículo. A cera automotiva também é recomendada, pois retarda a corrosão e mantém a lataria do carro mais brilhante.

Escapamento

A vistoria do escapamento também é essencial e isso deve ser realizado a cada 20.000 km. Não se esqueça de que sempre que for higienizar e lavar o seu carro, você deve limpar o escapamento com sabão neutro e água.

Bancos

Claro que se você quer um carro com aparência de novo não pode descuidar dos bancos, correto? Aspire os bancos toda semana e faça uma boa higienização interna no veículo. Caso seja de couro, passe um pano úmido com detergente neutro para uma higienização mais intensa. Depois, não se esqueça de secar com um pano macio. Nos bancos de couro é necessário passar o produto hidratante específico anualmente.

Freios

Todo mundo sabe que é necessário ter muito cuidado e atenção com os freios do carro, correto? Eles precisam estar em perfeitas condições para que você possa andar com o veículo tranquilamente, sem riscos de acidentes. Na rotina diária, evite pisar bruscamente no freio para diminuir o desgaste. A cada 10.000 km as pastilhas devem ser verificadas. Já as lonas precisam ser checadas entre 25.000 a 40.000 km para decidir a hora da troca.

Garantir o bom funcionamento do filtro é algo básico para que o motor seja poupado e permanece como novo. O filtro do combustível deve ser verificado a cada 30.000 a 50.000 km rodados. Aproveite e verifique também as mangueiras para ver se não estão ressecadas ou folgadas. Caso identifique essas alterações, é por que as mangueiras precisam ser trocadas!

Vidros das janelas

Mantenha-os limpos para que não prejudique a direção. Lave tanto o vidro quanto as demais peças com água e sabão neutro. Lembre-se sempre que usar o limpador de para-brisas com vidro seco pode causar riscos.

Gostou das dicas? Então cuide do seu carro e mantenha-o como novo por mais tempo! Até a próxima e continue de olho nas novidades do blog.