Blog da Jorlan DF

5 dicas valiosas de segurança no trânsito

Como pedestres, motoristas ou passageiros, o trânsito está presente na vida de toda a população brasileira. Por esse motivo, é fundamental que todo percurso seja feito com segurança, reduzindo o risco de acidentes e garantindo a boa convivência entre usuários. Veja agora cinco dicas fundamentais para ter mais segurança no trânsito.

Obedeça as regras

A regras de trânsito foram criadas para organizar o tráfego da melhor maneira possível, de modo que o transporte de pessoas e produtos aconteça de maneira segura e eficiente. Obedecer o limite de velocidade da via, evitar ultrapassagens arriscadas e não avançar o sinal vermelho são regras que podem salvar vidas.

Respeite sempre a sinalização. Ainda que não coloque a vida em risco, parar ou estacionar em local proibido atrapalha o fluxo de veículos e a boa convivência, podendo causar congestionamentos e prejudicar a conversão de ônibus e carros. Para o pedestre, a regra é utilizar sempre as calçadas e faixas de travessia, garantindo sua própria segurança e fazendo a sua parte para a segurança de todos.

Sinalize corretamente

Sinalizar a uma manobra no trânsito é uma regra essencial, que muitos motoristas deixam de cumprir. Ao fazer uma conversão ou mudar de faixa de tráfego, sempre utilize o repetidor de direção, popularmente conhecido como seta. Dessa forma, outros motoristas e pedestres poderão prever seus movimentos, evitando acidentes e facilitando a manobra.

Se você perceber que um veículo sinalizou a intenção de mudança de direção, reduza sua velocidade facilitando a manobra do colega de trânsito. Também ao estacionar o veículo, prossiga na via em baixa velocidade e dê a seta indicando que vai parar o veículo. Caso necessário, faça movimentos verticais com o braço deixando clara sua intenção.

Respeite o pedestre

Os pedestres correspondem à maioria dos usuários do trânsito e também os mais vulneráveis, tendo, sempre, a preferência. Caso não haja faixa de pedestre em determinada via, ou sinal de pedestre em determinada faixa, é obrigatório parar o carro para sua travessia, especialmente quando houver uma placa “pare” para o veículo.

Observe as condições locais

Mesmo um bom motorista, que obedece a sinalização e respeita os demais usuários, pode se envolver em um acidente. Redobre a atenção ao dirigir próximo a escolas ou espaços de recreação, onde pode haver crianças. Já nas áreas muito populosas, como a região central dos grandes centros urbanos, é preciso ficar atento a pedestres distraídos ou apressados.

O mesmo vale para uma região hospitalar, onde idosos ou enfermos podem demorar mais tempo para completar uma travessia sobre uma faixa de pedestre. Em todos os casos, é recomendável reduzir a velocidade e dar preferência ao pedestre.

Oriente os passageiros

Ao dirigir, utilize sempre o cinto de segurança e oriente todos os passageiros a fazer o mesmo em qualquer situação, mesmo aqueles no banco traseiro. Certifique-se de acomodar as crianças corretamente. Menores de 10 anos devem ficar necessariamente no banco de traseiro, já no caso das crianças de colo, é necessário o uso do bebê conforto.

Lembre-se que todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014 possuem, obrigatoriamente, freios com sistema ABS antitravamento e airbag duplo, que, junto com o uso do cinto de segurança, ajudam a proteger você e sua família.

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco através dos comentários!