Blog da Jorlan DF

4 itens para ficar atento na hora de comprar seu usado ou seminovo

Comprar um carro usado pode ser a melhor escolha para quem quer economizar. É possível adquirir ótimos veículos e pagar um valor muito menor do que em um novo. Isso acontece porque ao sair com o carro da concessionária ele perde grande valor, sendo desvalorizado no mercado.
Com isso você pode comprar um carro todo equipado pagando pouco ao optar por um veículo de segunda mão. Porém, é preciso ficar atento na hora de comprar o seu usado ou seminovo para não comprar um veículo com problemas.

Separamos no post de hoje 4 itens que você precisar se atentar antes de fechar negócio e não cair em maus lençóis. Confira:

Pesquise e tenha cuidado com o vendedor escolhido

O mais indicado nesse caso é comprar de pessoas conhecidas e confiáveis, pois você terá a certeza de que o veículo está bom e terá uma noção melhor das condições do automóvel.

Caso isso não seja possível, pesquise bastante e desconfie de preços muito mais baixos do que a média de mercado.

Não se esqueça de fazer uma boa pesquisa olhar na internet, na lista de classificados, para ver se encontra um veículo com preços mais acessíveis. Pode até ser que alguém na cidade vizinha tenha o modelo desejado com um preço menor. Nesse caso, pode compensar viajar para fazer a compra.

Observe o carro

Faça uma boa inspeção no carro. Olhe-o em um local bem iluminado para que possa identificar possíveis sinais de que ele já foi batido. Observe bem a pintura para ver se não há nenhuma diferença de uma parte para a outra (o que pode indicar colisão).

Fique atento também ao odor interno do veículo. Carros com cheiro de pano molhado provavelmente passaram por uma enchente. Fuja deles!

Caso não se sinta seguro em realizar essa inspeção, leve um mecânico de sua confiança junto com você.

Dê uma volta com o carro

Testar o carro é essencial quando se compra um usado. Dê uma volta com ele e fique atento à trepidações no volante, barulhos estranhos ou quaisquer alterações que possam existir.

Esta volta também ajuda para que você conheça mais o carro. Caso esteja em dúvida quanto ao modelo, é interessante alugar um veículo igual para que você rode com ele. Só que, ao contrário do que as pessoas fazem normalmente, que é pedir o carro mais novo, peça o mais antigo que tiver. Assim, você poderá ter uma noção melhor dos vícios que o carro usado terá.

Veja se o carro não é roubado

Caso você vá comprar o seu seminovo em uma concessionária, não precisará se preocupar porque ela mesma terá feito as medidas preventivas. Porém, ao comprar direto de pessoa física, esse cuidado é muito importante.

Cheque os números do chassi, dos vidros e da placa e compare com os do documento do carro para ver se estão corretos. Depois, entre no site do Detran e verifique se está tudo acertado com o carro, se não há multas ou outras pendências.

E você, já achou o carro usado que deseja? Qual o modelo? Conte pra gente nos comentários!