Blog da Jorlan BH

O que significa quando um tipo de gasolina tem mais octanagem?

Você, em algum momento da vida, já deve ter ouvido o termo octanagem, e provavelmente sabe que é algo importante, mas não sabe exatamente o motivo. Não fique tímido: hoje, vamos explicar para você tudo que precisa saber sobre esse termo.

Basicamente, a octanagem é um índice que determina a mistura de ar e combustível suportável pela gasolina. Mas o que significa isso na prática? Continue lendo nosso post e descubra.

O índice de octanagem na gasolina

Como explicamos, a octanagem, ou índice de octano, diz qual limite de mistura de ar a gasolina suporta dentro da câmara de combustão do motor. Ou seja, a octanagem mostra o quanto um combustível consegue suportar de pressão dentro do motor sem explodir.

Quanto maior o índice de octanagem, maior a resistência do combustível. Quanto maior a octanagem, mais compressão pode ser aplicada no motor. E você sabe: maior compressão = mais potência!

Vale ressaltar que a octanagem não tem relação com a qualidade do combustível. Mas, como os motores mais potentes precisam de maior compressão, é preciso gasolinas que resistam melhor para não sofrerem detonação espontânea.

Ao comprar a gasolina, você pode verificar a octanagem através do índice de octana. A gasolina comum tem 87 de índice de octana; já as premiums podem chegar até 96 octanas.

O que muda no carro

Quem dirige carros com menor potência pode não sentir diferença ao usar uma gasolina com maior octanagem. No Manual do Proprietário do seu veículo, a montadora indica qual a octanagem mínima para que o motor possa rodar sem problemas.

A maioria dos carros no Brasil não exigem alta octanagem para seus motores. Mas não é só para obter maior potência que a gasolina de alta octanagem é indicada.

Como explicamos, octanagem não é um fator que determina a qualidade da gasolina, mas ela pode interferir na vida útil do combustível. A gasolina comum ou aditivada tem um tempo de vida útil de armazenamento.

Ou seja, se você tiver que deixar seu carro parado por alguns meses, esse tipo de gasolina vai oxidar e se deteriorar. Para casos como esses, a gasolina com maior octanagem é indicada.

Outro bom uso para a gasolina com maior octanagem é no tanquinho dos carros flex. Como a gasolina pode ficar parada por quase um ano entre um inverno e outro, é aconselhável usar uma gasolina com maior octanagem, que resistirá melhor ao tempo.

Custo-benefício

Gasolina com maiores índices de octanagem são, como esperado, mais caras. Tirando o uso específico de motores que ficaram parados por muito tempo, ou o uso da gasolina no tanque de partida a frio dos motores flex, maior octanagem só fará diferença em carros com maior potência.

Vale ressaltar que existem carros 1.0 com taxas diferentes de compressão. Esses motores possuem um sensor que regula a detonação do motor através da centelha, retardando-a ou avançando o seu momento.

Nesses casos, o motor consegue aproveitar melhor a energia de uma gasolina de alta octanagem. Fora esses casos, não há necessidade de uso de uma gasolina com altos índices de octano.

No momento atual, em que a gasolina já não se encontra tão barata, não aconselhamos desperdiçar dinheiro com altos índices de octanagem se o seu veículo não se enquadra em nenhum dos critérios que apresentamos.

Já que você chegou até aqui e agora sabe melhor o que significa a octanagem, aproveite para entender ainda mais sobre o impacto do combustível no veículo no nosso post especial sobre motor a diesel.