Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan Barão

Avenida Barão Homem de Melo, nr. 3520 - Bairro Estoril

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2122-3100

VENDAS DIRETAS

(31) 2122-3065

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2122-3000

Jorlan Coração Eucarístico

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4789, Coração Eucarístico - Belo Horizonte/ MG.

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2122-3185

VENDAS DIRETAS

(31) 2122-3172

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2122-3030

Jorlan Pedro II

Av. Pedro II, 1.520 - Carlos Prates - Belo Horizonte / MG

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(31) 2116-1442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(31) 2122-6100

VENDAS DIRETAS

(31) 2122-6035

GERAL CONCESSIONÁRIA

(31) 2122-6000

Home Blog

Blog Jorlan

Direção defensiva: aprenda a prevenir acidentes no trânsito

Muitos motoristas esquecem princípios básicos da direção defensiva colocando sua vida e de terceiros em risco. Saiba como evitar acidentes no trânsito!

Direção defensiva é um conjunto de atitudes tomadas pelos condutores com o intuito de prevenir acidentes ou reduzir a intensidade dos mesmos. Para além das normas de trânsito, a direção defensiva prevê uma série de comportamentos que contribuem para a segurança do(a) próprio(a) motorista, de seus passageiros e de outras pessoas que circulam nas vias. 
 
CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO 
Sem dúvida, este é um dos princípios básicos mais relevantes da direção defensiva, uma vez que as leis são sancionadas com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro. Mesmo após passar pelo CFC (Centro de Formação de Condutor), é importante que cada motorista continue atualizando seus conhecimentos sobre a legislação, pois as regras são atualizadas constantemente.  
Além disso, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) disponibiliza o Manual de Direção Defensiva com orientações preventivas e dicas para se comportar adequadamente em diferentes situações. 
Usar o cinto de segurança corretamente, instalar cadeirinhas infantis de acordo com a faixa etária da criança e jamais utilizar o celular durante a direção são regras previstas em lei e que evitam tragédias. 
 
ATENÇÃO ÀS ROTAS DO PERCURSO 
Antes de sair de casa, é importante analisar as rotas a serem utilizadas para verificar se há alguma situação adversa. Aplicativos, como o Waze, alertam sobre a existência de buracos e vias alagadas, por exemplo. 
Ao mesmo tempo, caso o percurso já seja conhecido e haja previsão de adversidades climáticas, vale repensar se algum trecho apresenta perigo em dias de chuva. Se sim, o ideal é adiar o compromisso. 
 
PREVISÃO  
Como mencionado acima, evitar sair de casa ao prever o mau tempo é um princípio da direção defensiva. Todavia, é possível antecipar outros riscos. Só para ilustrar, num congestionamento ou em avenidas em que muitos carros trafegam próximos uns aos outros, é imprescindível adotar uma distância segura prevendo frenagens bruscas por parte do veículo da frente. 
Por outro lado, quando está chovendo, a pista molhada já indica aumento de riscos de acidente. Portanto, ter cuidado com a velocidade é essencial. 
Ao circular próximo a faixas de pedestre ou em áreas com muito movimento de pessoas, a atenção deve ser redobrada para diminuir a probabilidade de atropelamentos. 
Por fim, manter o tanque de combustível com quantidade um pouco acima do necessário para o trajeto também faz parte da direção defensiva. Afinal, a pane seca tumultua o trânsito e aumenta as chances de colisão. 
 
DIRIGIR À NOITE E/OU COM SONO 
Inegavelmente, a iluminação noturna é bastante precária em muitas vias do país. Dessa maneira, há mais benefícios em realizar compromissos ou viajar durante o dia. Além de contar com luminosidade e visibilidade melhores, o(a) motorista consegue pedir socorro com maior segurança em casos de emergência. 
Ademais, o corpo entende, naturalmente, que o período noturno é destinado ao descanso. Conduzir com sono é um risco em potencial, uma vez que a capacidade de resposta e atenção estão comprometidas. 
 
CONHECIMENTO BÁSICO DO VEÍCULO 
Estudar os fundamentos de funcionamento do veículo é essencial para exercer uma direção defensiva. Isso envolve: 
  
▪ Conhecer as luzes e os sinais de alerta do painel 
▪ Verificar se a calibragem dos pneus está condizente com a indicação do manual da fabricante 
 
Inclusive, a revisão periódica deve ser mantida em dia para detectar problemas que possam comprometer a segurança de todos a bordo, bem como trazer prejuízos maiores devido à falta de manutenção. 
 
Agora que você sabe que as revisões são importantes para a direção defensiva, não deixe de agendar um horário para o seu carro agora mesmo na oficina da Jorlan de sua região: 
 
Goiânia | Brasília | Belo Horizonte 
 
 
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:            
Facebook
Instagram GYN
Instagram BH
Instagram BSB

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também

(31) 2116-1186